Página

O concelho de Fafe dispõe, a partir de hoje, de um Centro de testes à COVID-19, instalado junto da antiga Escola da Devesinha, ao lado do Centro de Saúde, atualmente a funcionar como Área de Atendimento à COVID-19 (ADC-Comunidade).

A Câmara Municipal disponibilizou o equipamento de infraestrutura necessário para o funcionamento do ADC – Área dedicada ao COVID-19, tendo realizado, já no mês de março, obras de requalificação na Escola da Devezinha, para transformar, adaptando, o edifício na Unidade de Atendimento.

O teste ao novo coronavírus é feito após prescrição do médico de família ou outro médico do ACES. Será realizado após agendamento prévio. O doente deve-se dirigir de carro, de preferência sozinho (Drive-Thru), mas também poderá vir a pé.

O agendamento para a realização do teste deve ser feito, preferencialmente, por quem o prescreve, no entanto, pode também ser feito por qualquer profissional de saúde do ACES. Caso se trate de uma prescrição da Saúde 24, o teste terá que ser feito em outros locais de colheita de referência.

O teste é feito através de uma recolha de líquido do nariz com uma zaragatoa (cotonete). O processo de recolha demora cerca de 2 minutos. O resultado do teste demora cerca de 24 a 48 horas após a colheita e será comunicado através da equipa de saúde do utente.

O Centro de testes à COVID-19 funciona às terças-feiras e quintas-feiras, das 9:00 às 13:00.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, explica que “este centro de testes à COVID-19 é uma solução de proximidade para os utentes indicados fazerem o diagnóstico deste vírus, contribuindo assim para o descongestionamento das unidades de saúde e, também, para a redução do risco de contágio para o utente.

O Centro de Testes faz parte de um conjunto de medidas que o Município, em parceria com as autoridades de saúde, tem vindo a desenvolver para a prevenção e mitigação desta pandemia.

Para Raul Cunha “é fundamental que todos os fafenses continuem a adotar comportamentos de prevenção”.